quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

DECISÃO SÁBIA: VENEZUELA EXPULSA EMBAIXADOR DE ISRAEL


JERUSALÉM - O governo venezuelano anunciou na terça-feira a expulsão do embaixador de Israel, Shlomo Cohen, e de parte dos funcionários da embaixada israelense em Caracas em sinal de protesto contra a ofensiva na Faixa de Gaza, que já deixou mais de 640 mortos em 12 dias. Em resposta, Israel disse nesta quarta que "está considerando" expulsar o mais alto representante diplomático venezuelano no país. A resposta deve ser tomada até a noite, segundo o porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor.

- Estamos estudando a resposta, que poderia ser recíproca - disse uma fonte israelense.

Além de expulsar o embaixador de Israel e "reduzir ao mínimo" a representação diplomática do país em Caracas, o ministro de Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, acusou o governo israelense de tentar promover um "genocídio" de palestinos. Numa entrevista coletiva transmitida por televisão, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, atacou o Exército israelense.

- Eles são covardes - disse Chávez, segundo a rede de TV CNN. - É como se um lutador profissional de boxe viesse aqui e desafiasse você a lutar. Que coragem! Como é corajoso o Exército israelense!

Após as declarações do chanceler venezuelano, o ministério israelense de Relações Exteriores divulgou um comunicado afirmando que "continuará se defendendo de seus inimigos, entre eles o Hamas e o Irã, com os quais a Venezuela tem estreitos laços".

"A Venezuela deve escolher de que lado desta guerra está. Deve escolher entre os que lutam contra o terrorismo e entre os que o apóiam. Não é nenhuma surpresa que a Venezuela tenga esclarecido ao mundo novamente de que lado se posiciona", acrescenta a nota.

Esta é a segunda vez que a Venezuela suspende suas relações com Israel. A primeira foi em 2006, após a guerra de Israel com o Líbano. Na ocasião, Chávez retirou o mais importante diplomata venezuelano de Tel Aviv em protesto contra a morte de civis libaneses em bombardeios israelenses. Em resposta, Israel retirou seu mais alto representante de Carcas.

Fonte: O Globo

Um comentário:

Fátima Pacheco disse...

Estou maravilhada pelo Presidente da venezuela deixar tão claro seu posicionamento. Ele é contra o terrorismo por isso a expulsão da gangue de Israel. Pois esses matam, mutilam, aprisionam mulheres e crianças. Essa guerra é absurda, cruel. Parabéns ao Presidente Chávez. Temos que seguir o mesmo exemplo do líder venezuelano.

Postagens mais visitadas

Oração para Iemanjá

  Oração para Iemanjá Que todos os presentes, que cada perfume, espelho, flor, que hoje minha Mãe recebeu de seus filhos, perfumem e enfeite...