domingo, 2 de outubro de 2011

Promotor agride advogado no tribunal do Juri

Promotor agride advogado durante julgamento

Esmurrou e socou o advogado durante o interrogatório de um réu acusado de homicídio.

Assista o vídeo completo ao final...

O promotor de Justiça Fernando Albuquerque de Souza é alvo de uma investigação na Corregedoria do Ministério Público sob a acusação de ter agredido o advogado Claudio Márcio de Oliveira durante um julgamento no 3.º Tribunal do Júri de São Paulo.

Souza, que teria esmurrado e socado o advogado durante o interrogatório de um réu acusado de homicídio, diz que também foi agredido. O entrevero obrigou a juíza Patrícia Inigo Funes e Silva a suspender o julgamento.

A agressão aconteceu há uma semana, por volta das 15h, no plenário 16 do Fórum da Barra Funda. A pancadaria foi acompanhada por uma plateia formada por cerca de 20 pessoas, que ficaram espantadas com a violência. Nem mesmo os policiais que estavam no local conseguiram conter o representante do Ministério Público.

No momento da agressão, o réu pulou da cadeira onde estava e, acuado, assistiu tudo de costas para a parede. "Ele (o promotor) me chamou de bandido. Eu disse à juíza que não continuaria por conta da agressão verbal. Então ele se levantou da cadeira e me agrediu de fato. Acertou dois socos no meu rosto. Depois, eu me abaixei e ele me atingiu várias vezes nas costas e na cabeça. Apanhei dentro do Tribunal de Justiça, na frente da juíza", afirmou o advogado.

Oliveira disse que nunca se envolveu em qualquer confusão com Souza, mas que o promotor já teria interrompido diversos júris por seu temperamento instável. "Ele costuma fazer julgamentos armado", falou o advogado, que fez um boletim de ocorrência e passou por exame de corpo de delito. "É um brutamontes, com quase 2 metros de altura. Disseram que ele luta boxe. Apanhei feio, mesmo", completou.

O Estado procurou Souza. Por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério Público, o promotor afirmou: "Durante o júri fui ofendido e agredido pelo advogado Claudio Marcio de Oliveira, tendo sofrido lesões corporais". Ele diz ainda que registrei Boletim de Ocorrência. "Tenho total interesse na completa apuração do lamentável fato.

Terminada a confusão, a juíza se reuniu com outros dois juízes e registrou na ata do julgamento o entrevero. Ela extraiu cópias e enviou para a Corregedoria do Ministério Público. "Tendo em vista que, durante interrogatório do acusado, ocorreram agressões físicas e verbais, que partiram do doutor promotor de Justiça em face do doutor defensor do acusado, conforme se verifica na mídia em anexo, houve a impossibilidade de continuidade dos trabalhos, razão pela qual foi dissolvido o presente conselho de sentença", afirmou em seu despacho a juíza.

Depois da briga com o advogado, o promotor foi até a Procuradoria-Geral de Justiça, onde falou sobre os fatos.

Em nota, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Luiz Flávio Borges D'Urso, repudiou a ação do promotor. "O tratamento de urbanidade entre todos os operadores do Direito é condição fundamental para o exercício da função que advogados, juízes e promotores exercem na Justiça. Não podemos tolerar esse tipo de comportamento. Consideramos inadmissível qualquer tipo de ofensa verbal, física ou de intimidação."

O réu, que virou coadjuvante no plenário do júri, está solto. Ele ficou quatro horas esperando para ser intimidado para um novo julgamento, que ainda não tem uma data definida.

video

Nenhum comentário:

Meu filho

Tenho em minha vida o homem mais doce que existe, meu filho. Quem tem a felicidade de conhecê-lo, sabe disso. Um cara amigo, leal, com ...