terça-feira, 25 de outubro de 2011

Kadhafi e filho assassinados juntos no fim da "ajuda humanitária" feita pela OTAN à Líbia



Veja vídeos da morte de Kadhafi que geraram contradições sobre o fato. Imagens da captura e de supostos matadores de Kadhafi foram divulgadas. Pelo menos três combatentes assumiram a autoria da morte em gravações.





Após o anúncio da captura seguida da morte do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi na última quinta-feira (20), diversos vídeos feitos por combatentes da transição trouxeram detalhes sobre a maneira como ele e o filho, Muatassim, foram tratados pelos adversários.

As gravações, no entanto, não esclarecem as circunstâncias exatas da morte do ex-ditador e trazem informações contraditórias às versões que têm surgido.


Capturado


Um dos primeiros vídeos que surgiu na internet e foi reproduzido pela TV Al Jazeera mostra o ex-ditador da Líbia ainda vivo pouco antes de sua morte, em imagens aparentemente feitas com um telefone celular.

Em outro vídeo, de uma TV local, também publicado no blog da Al Jazeera, o coronel aparece ferido, enfraquecido e sendo barbarizado e empurrado pelos combatentes leais ao novo governo da Líbia, próximo à cidade de Sirte, da qual ele tentava fugir em um comboio.

Horas depois, mais um vídeo do momento em que Muammar Kadhafi foi capturado pelas tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT) veio à tona. As imagens violentas aumentaram as suspeitas de que Kadhafi teria sido executado pelos inimigos.

Na gravação, o ex-ditador pede misericórdia enquanto recebe tapas e chutes e tem uma arma apontada contra sua cabeça. Ele balbucia – em árabe – que aquele tipo de tratamento é proibido. É possível ouvir claramente o barulho de tiros durante a cena.

No domingo (23), o grupo de mídia líbio Freedom Group postou um novo vídeo que também mostra o momento da captura do ex-ditador da Líbia, com resolução melhor que os anteriores.

Assista ao vídeo no YouTube (atenção: as imagens são fortes).


Muatassim Kadhafi é visto fumando em vídeo publicado na internet (Foto: Reprodução/Youtube)Muatassim Kadhafi é visto fumando em vídeo publicado na internet (Foto: Reprodução/Youtube)

Filho de Kadhafi


Um vídeo divulgado na internet na sexta-feira (21), dia seguinte às mortes, mostra Muatassim Kadhafi, filho do ex-ditador líbio, fumando um cigarro e tomando água antes de morrer com seu pai, na véspera. A camisa dele tem manchas de sangue. Veja a gravação no Youtube.


Pós-morte


A mídia internacional mostrou ainda quinta (20) um vídeo do que seria o cadáver do ex-ditador da Líbia, pouco depois de ele ter sido morto por combatentes leais ao CNT perto de Sirte.


'Matadores'


Pelo menos três vídeos mostraram diferentes combatentes líbios que se disseram responsáveis pelos tiros que mataram Muammar Kadhafi, o que bate de frente com afirmações do CNT de que não teria sido uma execução.

Nas imagens ao lado, um jovem de apenas 18 anos empunha uma arma dourada que seria do ex-ditador, e é aclamado por companheiros.

Em um vídeo postado na internet na sexta-feira (21), um jovem mostra o que seriam o casaco e a aliança de Kadhafi, e diz ter sido o responsável por dois tiros que tiraram a vida do ex-ditador.

Já uma gravação obtida pela BBC mostra um grupo de combatentes celebrando a morte do ex-líder da Líbia com outro combatente, que, segundo eles, teria executado Khadafi.


Jovem líbio afirma ter matado Muammar Kadhafi com dois tiros (Foto: AFP/Youtube)
Jovem líbio afirma ter matado Muammar Kadhafi com dois tiros (Foto: AFP/Youtube)

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...