sábado, 25 de abril de 2009

REVOLUÇÃO DE ABRIL, A DOS CRAVOS, QUE LIBERTOU PORTUGAL: 35 ANOS!


PCP comemora 35 anos da Revolução dos Cravos nas ruas



(
Comunistas portugueses na marcha de Abril em 2008)




''O melhor do caminho histórico de Abril ainda está para vir'', afirmou Jeronimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) em evento comemorativo do 25 de Abril, data que marca o aniversário da Revolução dos Cravos, levante popular ocorrido em 1974 e que levou Portugal a experimentar um breve período de experiência socialista.



A fala do dirigente comunista ocorreu em almoço da Escola Secundária Fernando Lopes-Graça, na Parede, no conselho de Cascais. O almoço, comemorativo do 25 de Abril, é uma tradição com mais de duas décadas. Todos os anos, por iniciativa da organização do PCP, comunistas e democratas do conselho de Cascais juntam-se para assinalar Abril – a luta antifascista, as conquistas revolucionárias e o seu legado de futuro.



O tema das comemorações deste ano é ''Abril de novo'' e um dos pontos fortes das celebrações foi a marcha ''Protesto, Confiança e Luta'', que a coligação de esquerda CDU, da qual o PCP faz parte, promoveu em Lisboa no último dia 23 de Maio.


Por todo o País, em várias ações, os comunistas promovem atividades para não deixar cair no esquecimento o significado deste momento maior da história portuguesa.



''A Liberdade vai descer a avenida''


Neste sábado, em Lisboa, haverá o desfile comemorativo da Revolução. Inicia-se às 15 horas no Marquês de Pombal e, após descer a Avenida da Liberdade, culmina na Praça do Rossio. O PCP encontra-se entre as dezenas de associações que subscrevem o apelo para a participação no desfile, firmado também por centenas de personalidades.


No documento, realça-se que celebrar Abril através de um grande desfile popular ''traduz o apego e a vitalidade que o ideário democrático encontrou nos portugueses, pelo que trouxe de concreto na instauração das liberdades, na soberania nacional, na elevação das condições de vida do povo, na política de amizade e paz entre os povos''.

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...