sábado, 24 de abril de 2010

Quem "controla" a mídia?


Quem "controla" a mídia?



Você já ouviu falar em Alexander Lebedev, Alexander Pugachev, Rupert Murdoch, Carlos Slim ou Nuno Rocha dos Santos Vasconcelos? Talvez não, mas eles já “controlam” boa parte da informação e do entretenimento que circulam no planeta e, muito provavelmente, chegam diariamente até você, leitor(a).

Enquanto na América Latina, inclusive no Brasil, a grande mídia continua a “fazer de conta” que as ameaças à liberdade de expressão partem exclusivamente do Estado, em nível global, confirma-se a tendência de concentração da propriedade e controle da mídia por uns poucos mega empresários.

Na verdade, uma das conseqüências da crise internacional que atinge, sobretudo, a mídia impressa, tem sido a compra de títulos tradicionais por investidores – russos, árabes, australianos, latino-americanos, portugueses – cujo compromisso maior é exclusivamente o sucesso de seus negócios. Aparentemente, não há espaço para o interesse público.

Na Europa e nos Estados Unidos
Já aconteceu com os britânicos The Independent e The Evening Standard e com o France-Soir na França. Na Itália, rola uma briga de gigantes no mercado de televisão envolvendo o primeiro ministro e proprietário de mídia Silvio Berlusconi (Mediaset) e o australiano naturalizado americano Ropert Murdoch (Sky Itália). O mesmo acontece no leste europeu. Na Polônia, tanto o Fakt (o diário de maior tiragem), quanto o Polska (300 mil exemplares/dia) são controlados por grupos alemães.

Nos Estados Unidos, a News Corporation de Murdoch avança a passos largos: depois do New York Post, o principal tablóide do país, veio a Fox News, canal de notícias 24h na TV a cabo; o tradicionalíssimo The Wall Street Journal; o estúdio Fox Films e a editora Harper Collins. E o mexicano Carlos Slim é um dos novos acionistas do The New York Times.

E no Brasil?
Entre nós, anunciou-se recentemente que o Ongoing Media Group – apesar do nome, um grupo português – que edita o “Brasil Econômico” desde outubro, comprou o grupo “O Dia”, incluindo o “Meia Hora” e o jornal esportivo “Campeão”. O Ongoing detem 20% do grupo Impressa (português), é acionista da Portugal Telecom e controla o maior operador de TV a cabo de Portugal, o Zon Multimídia.

Aqui sempre tivemos concentração no controle da mídia, até porque , ao contrário do que acontece no resto do mundo, nunca houve preocupação do nosso legislador com a propriedade cruzada dos meios. Historicamente são poucos os grupos que controlam os principais veículos de comunicação, sejam eles impressos ou concessões do serviço público de radio e televisão. Além disso, ainda padecemos do mal histórico do coronelismo eletrônico que vincula a mídia às oligarquias políticas regionais e locais desde pelo menos a metade do século passado.

Desde que a Emenda Constitucional n. 36, de 2002, permitiu a participação de capital estrangeiro nas empresas brasileiras de mídia, investidores globais no campo do informação e do entretenimento, atuam aqui. Considerada a convergência tecnológica, pode-se afirmar que eles, na verdade, chegaram antes, isto é, desde a privatização das telecomunicações.

Apesar da dificuldade de se obter informações confiáveis nesse setor, são conhecidas as ligações do Grupo Abril com a sul-africana Naspers; da NET/Globo com a Telmex (do grupo controlado por Carlos Slim) e da Globo com a News Corporation/Sky.

Tudo indica, portanto, que, aos nossos problemas históricos, se acrescenta mais um, este contemporâneo.

Quem ameaça a liberdade de expressão?
Diante dessa tendência, aparentemente mundial, de onde partiria a verdadeira ameaça à liberdade de expressão?

Em matéria sobre o assunto publicada na revista Carta Capital n. 591 o conhecido professor da New York University, Crispin Miller, afirma em relação ao que vem ocorrendo nos Estados Unidos:

“O grande perigo para a democracia norte-americana não é a virtual morte dos jornais diários. É a concentração de donos da mídia no país. Ironicamente, há 15 anos, se dizia que era prematuro falar em uma crise cívica, com os conglomerados exercendo poder de censura sobre a imensidão de notícias disponíveis no mundo pós-internet (...)”.

Todas estas questões deveriam servir de contrapeso para equilibrar a pauta imposta pela grande mídia brasileira em torno das “ameaças” a liberdade de expressão. Afinal, diante das tendências mundiais, quem, de fato, “controla” a mídia e representa perigo para as liberdades democráticas?


*Venício Lima é Pesquisador Sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília - NEMP - UNB


Fonte Carta Maior


Orientado pelo mestre Odemar Leotti, coloco aqui a íntegra do documentário "Orwell Se Revira No Seu Túmulo" (Orwell Rolls In His Grave). Assista e tire suas conclusões. Mas principalmente: faça algo. Algo para mudar.

Caso demore, copie e cole o link abaixo em seu navegador:

http://video.google.com/videoplay?docid=1883816847371066245#
















4 comentários:

ODEMAR LEOTTI disse...

Oi meu grande amigo Paulo.Fico feliz em ler seu blog pois é uma espaço de luta e olha que toca no assunto que mais me preocupo e que faz parte de meus estudos. Procure ver o documentário, nao sei se já viu, mas tem o título seguinte: Orwell Rolls in the Grave. É importante e alarmante o que colocam aí no sentido em que enfoca. A partir da idéias de que o poder nao se localiza, conforme Foucault, e que ele transita e determina a ação, é a informação o canal da dominação e precisamos fazer uma luta intensa nesse sentido. Tente ver o documentário e comente comigo. Tenho ele no meu note book mas nao sei como enviar. abraços do Odemar seu admirador como homem de luta e de uma intelectualidade de alma e corpo.

Paulo da Vida Athos disse...

Meu caro Mestre, amigo e irmão de alma, não vi mas verei o documentário. O que vem indicado por fonte de águas límpidas e indomáveis, há que se bebido com prazer de alma e vida.

Você dentre os guerreiros é o mais guerreiro, e de sua cultura apenas encontro parâmetro na grandeza de sua alma dedicada à Vida e aos que menos podem exercer o direito de se contrapor.

Se tem no note o documentário, encontraremos um caminho.

Em nosso desencontro quando você esteve por aqui (e eu, envolto pouco antes naquelas brumas de que já mencionei), nem pude passar minha direção mas o farei por email.

Numa próxima vez, não precisará pedir.

Com meu abraço e minha admiração de sempre,

Paulo.

ODEMAR LEOTTI disse...

você pode encontrar e baixar no google videos legendado em portugues. Gostaria de a gente poder fazer uma série de debates apresentando esse vídeo o e CORPORATION para podermos começar a criar um grupo e outro e mais outro para encontarmos uma saída contra essa homogeneização a serviço do neoliberalismo. Fico feliz em saber que ti toca esse tema. abraços cordiais e que falemos enquanto nossa palavra nao for desituída de sua potência e virar moedas gastas como vemos por aí. até.

Paulo da Vida Athos disse...

Nota do Blog: Orientado pelo mestre Odemar Leotti, coloco aqui a íntegra do documentário "Orwell Se Revira No Seu Túmulo" (Orwell Rolls In His Grave). Assista e tire suas conclusões. Mas principalmente: faça algo. Algo para mudar. Veja no link:

http://video.google.com/videoplay?docid=1883816847371066245#

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...