domingo, 6 de setembro de 2009

O ANEL DE LIBELUNGO - GUIA PRÁTICO DO OUVINTE, POR LÚCIA SCHIFFER DURÃES



No dia 14 de setembro, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, às 19:30 horas, será o lançamento do primeiro livro do Brasil sobre a tetralogia



O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner – Guia Prático do Ouvinte, escrito pela paranaense Lúcia Schiffer Durães.

Antes, às 19:00 horas , haverá uma palestra no auditório da livraria sobre O Anel, que é uma das mais fortes expressões da ambição de Richard Wagner. Ele arquitetou uma obra realmente grandiosa, com mais de 16 horas de duração, e conseguiu uma incrível coerência embora tenha levado mais de 25 anos na empreitada.

O Guia contém uma análise literária e musical das quatro óperas que compõem O Anel do Nibelungo, seguida de comentários, e inclui trechos da partitura com os leitmotivens, no guia denominado “temas”, enumerados e seguidos de comentários.

Anexo, há um CD multimídia para CD player e computador com a gravação em piano dos 89 leitmotiven, a tradução para português das quatro óperas em alemão, os números referentes aos leitmotiven assinalados no texto em alemão (esses números, quando clicados com o mouse, tocam os leitmotiven) e uma análise literária e musical das quatro óperas seguida de comentários.

O Anel do Nibelungo é uma obra fascinante, mas, ao mesmo tempo, extremamente difícil de ser compreendida em sua totalidade. Uma quantidade incrível de guias para uma perfeita compreensão da obra já apareceu em diversos idiomas. Temos aqui o primeiro guia em português que será lançado no Brasil. Neste aspecto, diversos pontos bastante espinhosos para a compreensão vão ser aclarados com as utilíssimas análises feitas nesta obra. O ciclo de óperas O Anel do Nibelungo (Der Ring des Nibelungen, em alemão) é uma das obras mais importantes do compositor alemão Richard Wagner. Tem como base a mitologia nórdica, semelhante à germânica, mas mais documentada. Música e libreto foram escritos por Wagner entre 1848 e 1874.

(Indicado por Fernando Fragoso)

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...