sábado, 9 de fevereiro de 2008

VILA CRUZEIRO: MANIFESTO PELA PAZ



MORADORES DA VILA CRUZEIRO FAZEM MANIFESTAÇÃO PELA PAZ


Protesto lembrou a morte da menina Lorraine, vítima de bala perdida na quinta-feira. Segundo associação dos moradores, cerca de 500 pessoas participaram da manifestação.

Moradores da Vila Cruzeiro, na Penha, subúrbio do Rio, fizeram uma manifestação pedindo paz na região na manhã deste sábado (9). Com cartazes, cerca de 500 pessoas se reuniram no Largo da Penha para protestar contra a violência, segundo a associação de moradores.

Na noite de quinta-feira (7), um confronto entre policiais e criminosos terminou com a morte da menina Lorraine Abas Tavares Ferreira, 11 anos, atingida por bala perdida. Ela seria filha do traficante da Cidade de Deus, Jorge Ferreira, conhecido como Gim. Outros quatro moradores ficaram feridos no tiroteio.

Reforço no policiamento

A Cidade de Deus, na Zona Oeste, amanheceu neste sábado com policiamento reforçado. Desde sexta-feira (8), depois do enterro de Lorraine, a Polícia Militar faz a segurança na comunidade. Segundo a polícia, essa ação não foi bem recebida pelos criminosos que atiraram contra os agentes. Houve, pelo menos, duas trocas de tiros na Estrada Miguel Salazar Mendes de Moraes, que chegou a ser interditada. Um policial foi baleado de raspão na cabeça. Ele foi medicado e liberado em seguida.

Polícia abre inquérito

A polícia abriu nesta sexta-feira (8) um inquérito para investigar as circunstâncias da morte da menina Lorraine Abas Tavares Ferreira, de 11 anos, morta na noite de quinta por uma bala perdida na Vila Cruzeiro, na Penha, no subúrbio do Rio. Policiais que participaram da operação na favela e testemunhas da troca de tiros entre traficantes e os PMs serão ouvidas na próxima semana.

Saiba mais

Segundo a delegada Valéria de Castro, da 22ª DP (Penha), ainda é prematuro dizer de onde partiu o tiro que atingiu a criança. Valéria explicou que a polícia deve voltar ao lugar em que Lorraine foi atingida para tentar descobrir a direção de onde partiram os disparos. Para isso dependem da mãe da vítima, que ainda se recupera da perda.

Lorraine foi enterrada na tarde desta sexta no Cemitério da Pechincha, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A pedido da família não houve velório.

Sindicância na PM

A Polícia Militar abriu sindicância para saber de onde partiu o tiro que matou Lorraine. Segundo a PM, ela foi atingida no tórax e chegou a ser levada para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu. De acordo com o 16º BPM (Olaria), carros da PM foram até a favela checar uma denúncia de carga roubada. Quando chegaram próximo a um dos acessos ao morro, os policiais foram recebidos a tiros pelos traficantes.

A Polícia Militar informou que a auxiliar de enfermagem Teresa Cristina de Amorim, de 44 anos, Wallace de Oliveira, de 22 anos, a adolescente Paula Araújo, de 14 anos, e uma outra criança, Karina Araújo de Medeiros, de 8 anos, foram feridos por estilhaços de bala. Eles também foram levados para o Hospital Getúlio Vargas, e passam bem.

OAB condena operação

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio condenou a ação policial que resultou na morte da menina Lorraine Tavares Ferreira, e feriu quatro pessoas na noite de quinta-feira (7).

Em nota, a presidente da comissão, Margarida Pressburger, disse que a OAB "exige a apuração rigorosa" da conduta dos policiais do 16º BPM (Olaria), que segundo moradores, entraram na favela atirando pouco depois das 21h de quinta-feira, quando pessoas ainda retornavam do trabalho e havia crianças nas ruas.

"Não é possível que continuem essas operações sem inteligência, que matam inocentes e não prendem criminosos", afirmou Margarida Pressburger.



Foto: O GLOBO

Um comentário:

art`s DANI artesanatos disse...

como nao bastasse essa violencia na vila cruzeiro na penha e ainda temos que aguentar ficar sem agua, ja estamos nesse sofrimento ja uma semana. todos nos temos familias , temos cozinha, fazer comida. ja fomos associacao dos moradores aqui na vila cruzeiro e nada foi resolvido, não vai demorar muito pra isso tudo da confusao porque ja fizeram comentarios que vao fazer confusao
na porta da associacao, porque todos estao nervosos e nao é atoa.poxa nao podemos pagar pelos erros dos outros, porque infelismente nao podemos fazer quase nada e temos quer ter paciencia e orar muito para que DEUS nos ajude.

ass; dani

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...