quinta-feira, 18 de março de 2010

Alto-falante do Walmart 'convida' clientes negros a se retirarem de loja em Nova Jersey


Alto-falante do Walmart 'convida' clientes negros a se retirarem de loja em Nova Jersey; empresa pede desculpas


RIO, 18 de março de 2010 - A rede americana de supermercados Walmart pediu desculpas publicamente nesta quinta-feira após a polêmica provocada por um comunicado feito, no domingo, pelos alto-falantes de uma loja de Washington Township, no sul de Nova Jersey, que convidava todas as pessoas negras a deixarem a loja.

Ainda não se sabe se foi um funcionário ou um cidadão qualquer o responsável pelo anúncio no microfone. De acordo com clientes que estavam na loja naquele momento, um gerente dirigiu-se imediatamente ao sistema de comunicação e pediu desculpas pelo ocorrido, mas uma onda de reclamações veio em seguida.

- Eu quero saber porque essas declarações estão sendo feitas, isso vai contra o que ensinamos às nossas crianças sobre tolerância - disse Sheila Ellington, que fazia compras no supermercado quando o polêmico pedido foi feito. - Se isso era para ser uma brincadeira, há apenas uma pessoa rindo, e não é nenhum de nós - acrescentou.

Sheila e a amiga, Patricia Covington, disseram planejar boicotar a loja até estarem certas de que o problema foi solucionado e que não acontecerá novamente. Elas ficaram chocadas ao ouvirem o anúncio e porum breve momento achavam ter entendido errado.

- Eu dependo do Walmart para todas as minhas necessidades, porque a loja tem praticamente tudo que você possa querer. Mas até que essa questão seja resolvida de uma maneira que eu me sinta confortável, não posso passar por aquela porta de novo - disse Patricia.

A direção das lojas Walmart disse que o comunicado feito na loja de Nova Jersey é "inaceitável".

"Estamos tão horrorizados com esse incidente quanto nossos clientes", disse a empresa em um comunicado. "Quem quer que tenha feito isso está simplesmente errado e agiu de maneira inapropriada. Claramente, isso é inaceitável para nós e nossos clientes".

Não é a primeira vez que a rede Walmart enfrenta problemas desse tipo.

Por diversas vezes a empresa foi alvo de críticas por parte de clientes negros, que afirmaram ter sido tratados de forma diferenciada nas lojas. O Walmart também já foi alvo de processos trabalhistas em que funcionários denunciavam a promoção e aumento salarial preferencial de funcionárias mulheres.


Fontes:O Globo e Agências Internacionais

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...