terça-feira, 2 de março de 2010

Só se negocia com bandido, rendição. Não se negocia com o inimigo.


PM exonera coronel que foi buscar carro com criminosos em favela de Costa Barros, causando a morte de um Cabo



RIO, 1.º de março de 2010 - O Comando Geral da PM exonerou na manhã desta segunda-feira o coronel Carlos Henrique Alves de Lima, do 5º BPM (Praça de Harmonia). A medida foi tomada porque o cabo da Polícia Militar Guttemberg Conceição, de 32 anos, foi morto no último sábado com pelo menos 15 tiros, ao tentar negociar com bandidos o resgate do carro particular do oficial. O crime aconteceu no Morro da Pedreira, em Costa Barros. O oficial perdeu também a nomeação para o comando do Batalhão Rodoviário (BPRv), por determinação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte. O Tenente Coronel Sayonara do Valle, que era comandante do Colégio da Polícia Militar, substituirá o coronel Carlos Henrique Alves de Lima, no comando do 5º BPM (Praça de Harmonia).

Guttemberg era motorista de Carlos Henrique, cujo automóvel foi roubado em Nilópolis, na Baixada Fluminense, no mesmo dia. A esposa do coronel estava com o carro na hora do assalto. O celular dela, que também foi levado, serviu para o contato com os assaltantes.

Os dois policiais seguiram para o Morro da Pedreira, com R$ 2 mil para reaver o carro - valor acertado com traficantes locais -, mas apenas o cabo entrou na comunidade e, logo depois, foi morto com vários tiros. O carro não foi recuperado.

A Corregedoria da PM abriu sindicância para apurar o caso. Ainda nesta segunda-feira, o coronel deve depor no quartel geral da PM e explicar por que decidiu negociar a devolução do carro.

Os parentes de Guttemberg estavam inconformados no enterro, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. A cerimônia que aconteceu neste domingo teve honras militares e recebeu PMs de vários batalhões.

- É um fato extremamente grave. Nós perdemos um policial. Numa situação como essa, logicamente que o conselho que a gente dá é: em hipótese alguma negocie. Mas infelizmente não temos como voltar no tempo - disse o tenente-coronel Lima Castro, chefe de comunicação da PM, ao Bom Dia Rio.


Fontes: CBN, Bom Dia Rio e G1

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas

Dia Internacional da Mulher

8 de Março. Dia da Mulher. Através da mulher que é dona de mim,  homenageio todas as mulheres do mundo.  Quase tudo de bom em minha vida, e ...